
Fabíola Gomes
Método S4D
Direcionado para o tratamento da escoliose e diminuição da dor causada por esta alteração postural...
Método S4D para Tratamento da Escoliose.
O Método S4D está direcionado para o tratamento da escoliose e diminuição da dor causada por esta alteração postural, sendo um método inovador, baseado em evidências científicas na área do tratamento da escoliose.
O que é a Escoliose?
Para entender como é que o método S4D atua no tratamento da escoliose, é necessário entender o que é a escoliose e as alterações que provoca.
A escoliose é uma alteração tridimensional da coluna, causando alterações posturais, que se traduz numa curvatura anormal da coluna vertebral, em que é visível um desvio lateral da coluna quando observada por trás, ao contrário do que se observa numa coluna saudável que, normalmente, tem uma forma reta. Esta curvatura anormal da coluna pode apresentar-se em forma de “S” ou “C”.
Para além de provocar uma inclinação do tronco para um dos lados, existe ainda uma componente de rotação da coluna, bem como, uma alteração antero-posterior que poderá corresponder a uma retificação, a uma cifose ou a uma hiperlordose, dependendo do caso.
Em adição às alterações posturais, em casos mais graves, poderá produzir algumas sequelas no organismo, nomeadamente, compromisso cardiorrespiratório, dores e alterações físicas e estéticas.
Como se desenvolve a Escoliose?
A escoliose mais comum é a que tem causa desconhecida, ou seja, a idiopática. Não se sabe ao certo o motivo do seu desenvolvimento apesar de existirem estudos que a relacionam com fatores genéticos. O que se sabe é que a sua prevalência em crianças e adolescentes é maior em meninas durante os picos de crescimento.
A escoliose pode ter vários níveis consoante o ângulo da curva da coluna (ângulo de Cobb), sendo que é o ângulo que irá determinar o tipo de tratamento necessário.
Como detetar a Escoliose e a importância do diagnóstico precoce?
Quanto mais cedo for detetada a escoliose e feito o diagnóstico para dar início à intervenção, maior será a probabilidade de o tratamento resultar, aumentando a possibilidade de diminuir a progressão da curva escoliótica e o aumento da deformidade e, por vezes, até travar a sua progressão, melhorando a qualidade de vida do paciente.
Normalmente, quando os pais se apercebem de uma alteração postural que poderá ser uma escoliose, esta já se encontra num estado avançado, e só é visualizada por já ser muito evidente. Por isso, é fundamental um olhar atento da postura da criança ou adolescente para poder identificar se existem assimetrias, nomeadamente:
Um ombro mais elevado que o outro;
Inclinação da cabeça para um lado;
Costelas mais elevadas (ou salientes) de um dos lados do tronco,
entre outras alterações, ou se, por exemplo, quando a criança faz flexão do tronco (se inclina à frente) é visível uma assimetria no tronco que se traduz na elevação de um dos lados das costas (gibosidade).
Foca-se na realização de exercícios específicos para cada tipo de escoliose, personalizados para cada paciente, com o objetivo de impedir a progressão da curva escoliótica e da deformidade da coluna...
Tratamento da Escoliose.
Existem várias abordagens no que se refere ao tratamento da escoliose, que dependem do nível de evolução em que se encontra.
Nos casos mais ligeiros, o tratamento baseado em exercícios específicos como os usados no Método S4D são suficientes para obter resultados.
Nos casos moderados, com ângulos entre os 25o e os 45o/50 o, é necessário recorrer ao uso de um colete ortopédico específico de correção para complementar os exercícios e impedir que haja uma progressão no ângulo da curva e um aumento da deformidade.Nos casos com ângulos acima dos 45o/50 o, considerados severos, o tratamento passa pelo tratamento cirúrgico que consiste em corrigir e alinhar a coluna através de uma intervenção cirúrgica.
Podendo a escoliose desenvolver-se em qualquer momento entre a infância e a adolescência, o tratamento conservador, isto é, não cirúrgico, terá maior sucesso nessa fase de crescimento, tentando impedir assim a progressão da curva e evitar uma abordagem cirúrgica.
O Método S4D é baseado nas diretrizes internacionais da SOSORT (International Society on Spinal Orthopaedic and Rehabilitation Treatment) para exercícios específicos para a escoliose.
Foca-se na realização de exercícios específicos para cada tipo de escoliose, personalizados para cada paciente, com o objetivo de impedir a progressão da curva escoliótica e da deformidade da coluna, melhorar o alinhamento e a postura, promover a mobilidade e reforçar o fortalecimento muscular, diminuir a dor e, consequentemente, melhorar a funcionalidade e a qualidade de vida do paciente. Os exercícios são selecionados após uma avaliação cuidada e objetiva, tendo em conta o tipo de escoliose e o seu grau de evolução, assim como, as especificidades do paciente (atividade desportiva, profissional, atividades da vida diária,…).
Assentam na autocorreção ativa das 3 dimensões da postura, fazendo as correções nos 3 planos da escoliose, melhorando assim a inclinação (Cobb) ao trabalhar no plano frontal, promovendo a melhoria da retificação, cifose e hiperlordose (plano sagital) e corrigindo a rotação (plano transversal) intervindo dessa forma na gibosidade. Conjuga a respiração durante a execução dos exercícios, permitindo obter melhores resultados e facilitando a execução dos mesmos.
O método recorre à educação do paciente, aumentando a sua consciência corporal em todo o processo.Um dos fatores indispensáveis à garantia da eficácia do tratamento é o acompanhamento contínuo, já que, a escoliose sem acompanhamento pode ter uma evolução rápida e descontrolada, principalmente nos picos de crescimento, e levar a situações de agravamento severo das curvas sem se dar conta e, consequentemente, à necessidade de tratamento cirúrgico, bem como, a sequelas que diminuem a qualidade de vida do paciente.
Especialistas
poderá ter interesse...
Pesquise aqui!
ENVIE-NOS UMA MENSAGEM.
A SUA CONFIANÇA É A NOSSA MOTIVAÇÃO