Terapia da fala

O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal.


O Terapeuta da Fala intervém, ainda, ao nível da deglutição (passagem segura de alimentos e bebidas através da orofaringe de forma a garantir uma nutrição adequada). O Terapeuta da Fala avalia e intervém em indivíduos de todas as idades, desde recém-nascidos a idosos, tendo por objetivo geral otimizar as capacidades de comunicação e/ou deglutição do indivíduo, melhorando, assim, a sua qualidade de vida (ASHA, 2007 – APTF).


Áreas de intervenção:

- comunicação verbal e não-verbal

- alimentação e funções orais relacionadas (mastigação, deglutição, respiração, sução);

- produção dos sons da fala

- aquisição e desenvolvimento da linguagem oral

- aprendizagem da leitura e escrita

- desenvolvimento do sistema estomatognático e funções associadas

- voz

- fluência

MARCAR AGORA!

Nós ligamos!

Enviar Mensagem

... incluindo as ciências médicas e biológicas, ciências do comportamento, ciências da linguagem e da comunicação, incluindo a linguística, a fonética e a fonologia, a tecnologia aplicada à fala, assim como a área especializada da patologia e terapêutica da fala e da linguagem.

AVALIAÇÃO:

O processo de avaliação inicial pressupõe uma análise objetiva das competências do indivíduo, pela utilização de testes e protocolos aferidos ou adaptados, conjugada com entrevista e observação clínica. Ainda durante este processo de avaliação, são recolhidas informações junto daqueles que integram as redes socias, educacionais e profissionais do indivíduo. Identificadas as principais dificuldades e necessidades do indivíduo e da família, é definido um diagnóstico terapêutico e formulado o plano de intervenção.


INTERVENÇÃO:

A intervenção terapêutica pode ser direta e/ou indireta e tem por objetivo levar o paciente, de acordo com as suas possibilidades, ao nível ótimo de funcionamento e de comunicação. As sessões têm duração de 50 minutos e a periodicidade das mesmas dependerá das necessidades de cada indivíduo. A intervenção em terapia da fala decorre nas instalações da Clinic4you® e/ou regime de domicílios, em casa ou na escola, desde que o programa terapêutico seja possível de aplicar nesses contextos.

NÃO ENCONTROU O QUE PROCURAVA?

Pesquise aqui!

ENVIE-NOS UMA MENSAGEM.


6 + 7 =

A SUA CONFIANÇA É A NOSSA MOTIVAÇÃO