... é uma forma de Psicoterapia expressiva, semelhante ao Psicodrama, Musicoterapia, Arte Terapia ou Gestalt.

DANÇA MOVIMENTO TERAPIA

O QUE É A DANÇA MOVIMENTO TERAPIA?
A Dança Movimento Terapia (DMT) é uma forma de Psicoterapia expressiva, semelhante ao Psicodrama, Musicoterapia, Arte Terapia ou Gestalt. A DMT é um processo psicoterapêutico relacional no qual o(s) paciente(s) e o terapeuta interagem de forma criativa através do movimento, da dança e de refleções verbais.

A DMT não busca utilizar movimentos mais livres ou melhorar a competência relacional, mas sim proporcionar um espaço, um continente afetivo, que utiliza a experiência com o movimento para investigar novas formas de ser e sentir, bem como para ter acesso a emoções que não podem ser verbalizadas (Panhoffer, 2005). A Associação Europeia de Terapia do Movimento de Dança (EADMT) define DMT como o uso terapêutico do movimento para promover a integração emocional, cognitiva, física, espiritual e social de um indivíduo.

O processo psicoterapêutico é apoiado numa abordagem psicodinâmica, psicocorporal e humanista relacional e em terapias expressivas baseadas em recursos somáticos e de movimento, como a Dança Movimento Terapia ou a Biodanza. Os recursos de diagnóstico e intervenção, para além do modelo psicanalítico, ou o DSM-V, incluem modelos de análise de movimento de Laban, Laban/Bartenieff e no perfil de movimento de Kestenberg, bem como a análise bioenergética.

MARCAR AGORA!

Nós ligamos!

Enviar Mensagem


O processo psicoterapêutico é apoiado numa abordagem psicodinâmica, psicocorporal e humanista relacional e em terapias expressivas baseadas em recursos somáticos e demovimento, como a Dança Movimento Terapia ou a Biodanza.

COMO É UMA SESSÃO?
Numa sessão temos uma fase inicial verbal, o check-in, um aquecimento seguido de uma exploração em movimento de algum tema trazido pela pessoa ou grupo, o encerramento e o fecho através de um relato verbal. A pessoa/grupo é acompanhado desde onde se encontra, de uma forma pouco diretiva ou com sugestões de movimento que possam trazer significado adicional à situação que a pessoa/grupo traz.

Em termos de corpo/soma o sistema nervoso central é essencial para criarmos um espaço de segurança emocional e muitas das minhas intervenções quer grupais, quer individuais visam propiciar um espaço de confiança para, num primeiro momento, estabilizar o sistema parassimpático e assim a pessoa poder ter a estrutura para integrar questões difíceis ou traumáticas.

Citando Galit Atlas (2024) “a capacidade de amar, de investir na vida, de criar e cumprir os nossos sonhos, é um diálogo permanente com a nossa capacidade de procurar verdades emocionais, de tolerar a dor e de fazer os lutos” in Herança Emocional, p- 185.

Nestas sessões tem alguém a quem dar a mão para percorreres esses caminhos por vezes muito desafiantes que o vão ajudar a crescer psiquicamente e fortalecer a sua identidade, o seu Self.

PARA QUEM?
Tem-se sentido nervoso/a, ansioso/a?
Precisa motivação para se levantar ou tem andado muito triste?
Tem sentido dificuldade em lidar com um turbilhão de emoções e tudo parece demais?
Necessita encontrar formas de auto-regular as suas emoções?
Quer conhecer-se melhor, ser mais espontâneo/a e criativo/a?
Necessita de encontrar um lugar seguro para estar consigo mesmo/a?

NÃO ENCONTROU O QUE PROCURAVA?

Pesquise aqui!

ENVIE-NOS UMA MENSAGEM.


A SUA CONFIANÇA É A NOSSA MOTIVAÇÃO