… é dirigida fundamentalmente a pessoas adultas que apresentem sinais ou queixas de alterações no seu funcionamento cognitivo…

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

O QUE É?

A Avaliação ou exame neuropsicológico consiste numa caracterização detalhada do funcionamento das funções nervosas superiores, também conhecidas por funções cognitivas. São exemplo dessas funções, a perceção, a memória, a atenção, o planeamento, a flexibilidade cognitiva, entre outros. Alterações cognitivas podem levar a disrupções na capacidade de funcionarmos de forma adequada no nosso dia-a-dia. Há vários fatores de risco que podem comprometer a nossa saúde cognitiva, sendo os principais, todos aqueles que estão envolvidos com patologia cerebral.


PARA QUEM?

Esta avaliação é dirigida fundamentalmente a pessoas adultas que apresentem sinais ou queixas, diretas ou indiretas (sinalizadas por familiares) de alterações no seu funcionamento cognitivo, e que podem ter interferência nas suas actividades de vida diária. Várias patologias afetam o funcionamento do cérebro, desde por exemplo, a doença de Alzheimer ou de Parkinson, até à diabetes tipo 2 e depressão.

MARCAR AGORA!

Nós ligamos!

Enviar Mensagem


Alterações cognitivas podem levar a disrupções na capacidade de funcionarmos de forma adequada no nosso dia-a-dia.

PORQUÊ?

A adequada caracterização do funcionamento cognitivo permite auxiliar no diagnóstico diferencial de algumas patologias, nomeadamente de quadros demenciais, bem como assinalar défices resultantes de lesões focais adquiridas provenientes, por exemplo, de acidentes vasculares cerebrais e traumatismos crânio-encefálicos. Permite também identificar e distinguir queixas cognitivas procedentes de um processo normal de envelhecimento de queixas resultantes de processos neuropatológicos.


COMO?

A avaliação neuropsicológica recorre fundamentalmente à avaliação do desempenho comportamental, ou seja, é na sua maioria composta por provas de papel-e-lápis, de complexidade variável, realizadas num ambiente tranquilo e sob a supervisão do psicológico. A duração média de um exame neuropsicológico completo, que avalia e caracteriza a maioria das funções nervosas superiores, é de aproximadamente 4 horas, divididas em várias sessões (geralmente 2 sessões) para evitar a realização das provas sob a presença de cansaço cognitivo.

NÃO ENCONTROU O QUE PROCURAVA?

Pesquise aqui!

ENVIE-NOS UMA MENSAGEM.


A SUA CONFIANÇA É A NOSSA MOTIVAÇÃO