A articulação temporo-mandibular é uma articulação que articula o temporal (osso do crânio) com a mandíbula e apresenta vários eixos de movimento, permitindo a abertura/fecho da boca, os desvios laterais da mandíbula e o movimento antero-posterior (para a frente e para trás).
Várias causas estão atribuídas às disfunções da articulação temporo-mandibular (DTM) das quais destacamos: fatores emocionais/psicológicos (stress, ansiedade, depressão,…); traumatismos; hábitos parafuncionais (bruxismo, roer as unhas); má oclusão, entre outros.
Sinais e Sintomas frequentes:
- Dor na articulação;
- Dor no ouvido;
- Desvio lateral da mandíbula no movimento de abertura / fecho da boca;
- Presença de estalidos durante o movimento;
- Dor de cabeça;
- Tensão muscular (sentir a boca presa ou bloqueada);
- Fadiga ao mastigar.
A intervenção na DTM deve ser multidisciplinar e engloba vários profissionais tais como: dentistas, psicólogos, terapeutas da fala e fisioterapeutas. Na Clinic4you® privilegiamos este tipo de abordagem, reconhecendo que a comunicação entre os vários profissionais conduz a uma maior taxa de sucesso na intervenção.
A Fisioterapia desempenha um papel importante no controlo dos sintomas e melhoria da função articular nas DTM.
Os objetivos visam:
- a melhoria da flexibilidade e força dos músculos acometidos;
- a melhoria da mobilidade e função articular;
- o controlo da dor;
- a prevenção de recidivas.
O fisioterapeuta utiliza técnicas de terapia manual (mio-fasciais, mobilização articular, fortalecimento muscular, reeducação motora), entre outras, para restabelecer o equilíbrio aos sistemas neuro-músculo-articulares afetados, bem como o ensino/aconselhamento de exercícios e estratégias a serem implementados pelo utente.