MÉTODO PADOVAN

O Método Padovan de Reorganização Neurofuncional, desenvolvido por Beatriz Padovan, é uma abordagem terapêutica que recapitula as várias fases do neuro-desenvolvimento, usadas como estratégia para habilitar ou reabilitar o Sistema Nervoso.


A Terapia de Reorganização Neurofuncional, recapitula os movimentos neuro-evolutivos dos seguintes sistemas: sistema de locomoção e verticalização; sistema oral, que leva ao domínio da musculatura da fala; sistema ligado ao uso das mãos e sua riqueza de articulações; e sistema dos olhos com a sua organização muscular complexa.


O Método Padovan recapitula o processo de aquisição do Andar, Falar e Pensar de forma dinâmica, estimulando a maturação do Sistema Nervoso Central, com intuito de tornar o indivíduo apto a cumprir o seu potencial genético e a adquirir todas as suas capacidades, tais como locomoção, linguagem e pensamento.


Como decorre?

O processo de avaliação pressupõe uma entrevista semiestruturada aos cuidadores e ao próprio (quando aplicável), e a avaliação da pessoa que irá receber terapia. Esta avaliação pode envolver a colaboração de vários profissionais ou áreas, consoante cada situação. Concluída a avaliação, é explicado o método e sugerida a periodicidade adequada à situação. As sessões de intervenção têm a duração de 50 minutos, sendo realizados a cada sessão exercícios de corpo, mãos, olhos e boca.


Para quem?

A técnica pode ser aplicada em todas as faixas etárias, do recém-nascido à terceira idade. O Método Padovan não necessita da colaboração da pessoa que recebe a terapia, uma vez que o seu nível de consciência não interfere com o efeito dos estímulos que são dados.


Utiliza-se o Método Padovan de Reorganização Neurofuncional para recuperar funções perdidas, funções nunca adquiridas, ou ainda para preparar o organismo para que possa adquirir funções e capacidades para as quais tenha potencial e que, por falta de estímulos ou por outro motivo, não tenha tido a oportunidade de se manifestar. É um Método que pode ser aplicado como:

• Reabilitação: Em pessoas com patologias do Sistema Nervoso, e nos casos em que o indivíduo não esteja a alcançar o seu desenvolvimento normal seja ele motor, de fala e linguagem, de aprendizagem ou no caso de atraso global do desenvolvimento neuro-psicomotor.

• Prevenção/manutenção: De todas as funções. Pode ser utilizado para melhorar o desempenho motor e cognitivo de qualquer indivíduo ou em geriatria, com o intuito de minimizar a perda de competências.


Para além das indicações já referidas, o Método Padovan de Reorganização Neurofuncional é indicado em alterações motoras, como por exemplo: paralisia cerebral, descoordenação motora global e fina, dispraxia, acidente vascular encefálico (AVE); alterações da fala e linguagem, como por exemplo: trocas, omissões e substituições de fonemas, atrasos e perturbações da linguagem, afasias motoras e sensoriais, etc.; alterações na motricidade oral e nas funções associadas, como por exemplo: respiração oral, deglutição atípica, disfagia; alterações na fluência, como por exemplo, gaguez e voz, disfonias; doenças degenerativas; síndromes; perturbação do espectro do autismo, perturbação de hiperatividade e défice de atenção, dislexia, discalculia e disgrafia.


Onde?

As sessões de intervenção com base no Método Padovan de Reorganização Neurofuncional decorrem nas instalações da Clinic4you.

MARCAR AGORA!

Nós ligamos!

Enviar Mensagem

"...recapitula o processo de aquisição do Andar, Falar e Pensar de forma dinâmica, estimulando a maturação do Sistema Nervoso Central,..."

poderá ter interesse...

NÃO ENCONTROU O QUE PROCURAVA?

Pesquise aqui!

ENVIE-NOS UMA MENSAGEM.


16 + 13 =

A SUA CONFIANÇA É A NOSSA MOTIVAÇÃO