As doenças do aparelho respiratório são muitos frequentes, com tendência a aumentar, sendo responsáveis por perda de qualidade de vida, abstenção laboral e custos económicos importantes.

PNEUMOLOGIA

Pneumologia é a especialidade médica que se dedica a tratar as doenças do aparelho respiratório, no que respeita à sua prevenção, estudo diagnóstico e tratamento.


As doenças do aparelho respiratório são muito frequentes, com tendência a aumentar, sendo responsáveis por perda de qualidade de vida, abstenção laboral e custos económicos importantes. São atualmente a 3ª causa de morte em Portugal.


Os principais fatores de risco são sem dúvida o tabagismo e a poluição atmosférica. A sintomatologia mais frequente em patologia respiratória são a tosse persistente, com ou sem expetoração, a dificuldade em respirar, a pieira ou a dor torácica. Alarmante é a expectoração com sangue. Associam-se frequentemente sintomas gerais como febre, sudação noturna e calafrios, perda de peso, falta de apetite. São também muito frequentes o ressonar acompanhado de paragens respiratórias durante o sono, com ou sem sonolência excessiva diurna.


São exemplos de doenças do foro pneumológico:
Alergias respiratórias
Asma Brônquica
Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (Bronquite Crónica e Enfisema Pulmonar)
Doenças respiratórias profissionais
Doenças do interstício pulmonar - sarcoidose, alvolite alérgica extrínseca….
Patologia Respiratória do Sono - nomeadamente a S. Apneia Obstrutiva do Sono
Doenças da Pleura
Tumores do Pulmão
Sequelas de traumatismos torácicos
Infeções Respiratórias /Pneumonias

MARCAR AGORA!

Nós ligamos!

Enviar Mensagem

NÃO ENCONTROU O QUE PROCURAVA?

Pesquise aqui!

ENVIE-NOS UMA MENSAGEM.


3 + 5 =

A SUA CONFIANÇA É A NOSSA MOTIVAÇÃO