O diagnóstico precoce e o tratamento das doenças do Sistema Nervoso central, periférico e autónomo é fundamental para poder travar a evolução de algumas doenças degenerativas.

NEUROLOGIA

A Neurologia é a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças do Sistema Nervoso central, periférico e autónomo. A maioria das doenças neurológicas é muito comum, mas existem também situações raras, de diagnóstico nem sempre fácil e que exigem dedicação médica específica.

As principais doenças que trata são as seguintes:
Perda de memória: este sintoma pode ser o início duma demência (p.ex. D. de Alzheimer) mas muitas vezes a causa é benigna. Fazer esta distinção é de extrema importância.

Cefaleia (dor de cabeça): sendo as mais frequentes a cefaleia tensional e a enxaqueca, as quais dispõem atualmente de tratamentos eficazes para o seu alívio.

Tremor: as causas mais frequentes deste sintoma são a Doença de Parkinson e o tremor essencial, tendo cada uma delas um tratamento específico pelo que um diagnóstico correto é fundamental.

Epilepsia: as crises de epilepsia manifestam-se com sintomas sensoriais ou motores transitórios, com ou sem alteração da consciência. É muito importante estabelecer a sua causa e tratar com o medicamento antiepilético mais apropriado.

AVC: A aterosclerose e as doenças cardíacas são as causas mais frequentes do AVC. A prevenção delas diminui o risco de ter um enfarte ou hemorragia cerebral.

Perturbações do sono: A excessiva sonolência e a insónia podem ter diferentes causas que é preciso investigar. O sonambulismo, os terrores noturnos, pesadelos recorrentes e a perturbação da conduta durante o sono são doenças que interferem o sono noturno.

Dor em extremidades: As causas neurológicas mais frequentes de dor no membro superior são as lesões das raízes nervosas cervicais e a síndrome do túnel cárpico. Na extremidade inferior é a ciática. As mialgias podem ser devidas a doenças do músculo (miopatías).

Outras entidades que abarca a Neurologia são a esclerose múltipla, alterações do equilíbrio e da marcha, polineuropatias …
Fale com o nosso neurologista.

MARCAR AGORA!

Nós ligamos!

Enviar Mensagem

NÃO ENCONTROU O QUE PROCURAVA?

Pesquise aqui!

ENVIE-NOS UMA MENSAGEM.