PEDIATRIA DO
DESENVOLVIMENTO

A Pediatria do Desenvolvimento é uma área da Pediatria que se dedica à avaliação e vigilância do desenvolvimento das crianças e dos jovens, com o objetivo de prevenir ou diagnosticar as suas perturbações, investigar as suas causas e propor o plano de intervenção.

O desenvolvimento da criança define-se como o conjunto de competências por meio das quais a criança interage com o meio que a rodeia, numa perspetiva dinâmica e transacional, de acordo com a sua idade, o seu grau de maturação, os seus fatores biológicos intrínsecos e os estímulos que recebe do ambiente.


A prevalência das perturbações do desenvolvimento, em idade pediátrica e nos países desenvolvidos, varia entre 10 e 20%. O Pediatra do Desenvolvimento valoriza as preocupações da família e dos outros profissionais, observa, avalia e, em colaboração com os pais e diálogo com outros profissionais (médicos, terapeutas, psicólogos e educadores/professores), e sugere um plano de intervenção partilhado.


As perturbações do desenvolvimento, incluem, atrasos globais do desenvolvimento; alterações motoras, como, por exemplo, a paralisia cerebral e perturbação da coordenação motora; perturbações da fala e/ou da linguagem; défices Intelectuais; perturbações do espetro do autismo; perturbações do comportamento, como seja a perturbação de hiperatividade com défice de atenção, o comportamento de oposição; alterações emocionais; perturbações da aprendizagem, como dislexia, disgrafia, discalculia; défices sensoriais como a surdez, a cegueira, a disfunção da integração sensorial.

MARCAR AGORA!

Nós ligamos!

Enviar Mensagem

Especialistas

poderá ter interesse...

NÃO ENCONTROU O QUE PROCURAVA?

Pesquise aqui!

ENVIE-NOS UMA MENSAGEM.


13 + 8 =

A SUA CONFIANÇA É A NOSSA MOTIVAÇÃO