O stress torna-se uma ameaça para a saúde quando se prolonga no tempo e se torna crónico.

AVALIAÇÃO DE STRESS

O seu ritmo de vida é desgastante?
Avalie o seu nível de stress e a sua capacidade de adaptação ao mesmo...

O STRESS
O estilo de vida atual com elevada pressão laboral, responsabilidades familiares e ritmos acelerados pode gerar situações de stress que não são prejudiciais se forem pontuais, mas que se perdurarem no tempo, podem afetar seriamente a saúde.

A reação a situações de stress é um processo natural de carácter positivo, uma vez que pressupõe uma resposta de defesa do organismo face a agressões externas ou internas, sendo muito útil em situações pontuais ou breves. O stress torna-se uma ameaça para a saúde quando se prolonga no tempo e se torna crónico.

MARCAR AGORA!

Nós ligamos!

Enviar Mensagem


O Stress é um mecanismo fisiológico adaptativo que se desencadeia quando uma pessoa perceciona uma situação como uma ameaça, e requer a mobilização de recursos físicos ou mentais para a combater.

Esta estimulação origina um conjunto de sintomas que se podem evidenciar de diversas formas:
EMOCIONAL: Ansiedade, Irritabilidade, Confusão
COGNITIVA: Pensamentos repetitivos, Esquecimento, Preocupação
FÍSICA: Contração Muscular, Fadiga, Dor de cabeça, Dor de estômago


A REAÇÃO DO CORPO AO STRESS
Um estímulo stressante desencadeia um aumento da produção de cortisol que prepara o organismo para lidar com uma situação de stress. Essa situação pressupõe a alteração do conjunto dos processos metabólicos, e afeta negativamente o sistema imunológico ao longo do tempo.
Para compensar o efeito nocivo do cortisol, o organismo reage através da secreção de uma hormona (DHEA); mas se o efeito for muito prolongado, pode gerar uma situação de exaustão fisiológica (ou fadiga adrenal).

PROCESSO
1 Fase de alarme
2 Fase de resistência
3 Fase de descompensação
4 Fase de exaustão

O TESTE AVALIAÇÃO DO STRESS
O teste de AVALIAÇÃO DO STRESS (ou índice de stress adrenal) permite avaliar os níveis de cortisol e DHEA-S, de forma a determinar se existe um padrão biológico de stress e disponibilizando assim informação sobre a fase de stress em que a pessoa se encontra.
É realizado através de 4 amostras de saliva em 4 momentos específicos do dia. Não ingerir alimentos, líquidos, fumar, mastigar pastilha elástica, nem lavar os dentes nos 60 minutos antes da recolha.

Está indicado para:
Pessoas com sintomas associados ao stress
Pessoas com síndrome de sobrecarga laboral
Pessoas com síndrome de esgotamento profissional (burnout)
Pessoas que querem gerir proativamente a sua saúde

NÃO ENCONTROU O QUE PROCURAVA?

Pesquise aqui!

ENVIE-NOS UMA MENSAGEM.


4 + 4 =

A SUA CONFIANÇA É A NOSSA MOTIVAÇÃO